quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resumo do Romantismo

E.E Tres poderes
Leitura brasileira - Ensino medio - 2º ano
ROMANTISMO = Contexto Historico-cultural
Profª. Elaine Regina

"O periodo do romantismo é fruto de dois grandes acontecimentos na historia da humanidade, ou seja , a Revolução Francesa es suas derivações , e a Revolução Industrial.As duas revoluções provocaram e geraram novos processos , desencadeando forças que resultaram na formação da sociedade moderna , moldando em grande parte os seus ideais ( sociais)." (Nachman Fãlbel)

Romantismo : Entre duas revoluções

    O romantismo nasceu na Alemanha e na Inglaterra , chegou a França e a seguir espalhou-se por toda a Europa.Surgiu no rescaldo da revolução Francesa e em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial.
Enquanto, por um lado, convivia com a megalomania de Napoleão, que planejava transformar a Europa num grande império Francês, por outro, estava imerso na realidade das sociedades industriais, em que vinham à luz novos inventos para a indústria, divisão de trabalho e maior produtividade, formação de centros fabris, surgimento de um operariado, revoltas sociais, nascimento de sindicatos e associações de trabalhadores e patrões.

Crítica ao mundo burguês

    O Romantismo, enquanto visão de mundo, foi uma reação aos valores éticos e intelectuais ilustrados e clássicos, assim como os fatos históricos mais marcantes da virada do seculo XVIII para o século XIX: 
a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e a política napoleônica.O herói romântico que sonho viver num mundo heróico, onde possa dar expansão às suas potencialidades e encontrar o amor entre as agruras vividas e nele a sua realização mais ampla, acorda e olha a realidade: seu destino está reduzido a um trabalho rotineiro e  sujeito a uma vida doméstica e medíocre.Esta é a alienação que os romanticos criticam.Para eles, o mundo burguês, onde os homens valem não pelo que são interiormente, mas pelo que possuem em riqueza material, condena o indivíduo a um destino "estranho" ao que consideravam a realização do humano.
    O poeta romantico é um estranho entre os homens; é melancólico, extremamente sensível, ama a solidão e as efusões do sentimento, sobretudo as de um vago desespero no seio da natureza.
O romatico é um descontente com o  mundo de seu tempo: tenta fugir dele ou modificá-lo.

Características

    Como nas demais artes, as caracteristicas da literatura romantica decorrem de uma visão de mundo centrada no individuo.Essa subjetividade expressa-se sobretudo em:

   a) Liberdade de criação:  A recriação da realidade nao obedece mais a esquemas pré estabelecidos.
Não se aceitam mais as fontes gregas e romanas como modelos de criação literária.
A proposta romantica é nao aceitar nenhum modelo, ele se expressa através de uma atitude pessoal, individual e única.O não-conformismo aos valores estabelecidos é a marca registrada do romantico.

b) Sentimentalismo:  O romantico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos.
Isso equivale a dizer que a razão fica em segundo plano.O romantico acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo.Por isso, é o sentimento de cada um que define a importância ou não das coisas.

c) Mal-do-século ( idealização do mundo):  os escritores buscavam um mundo perfeito e ideal, onde houvesse compensação para seu sofrimento.

d) Evasão e sonho:  O romantico foge da realidade para um mundo imaginário, criado a partir de sonhos e emoções pessoais.

e) Eleição de heróis grandiosos:  Na ânsia da glória, de infinito, o herói criado pelo escritor romantico não se contenta com o mundo em que vive.Por isso, ele o desafia, numa altitude rebelde que se volta contra a sociedade, contra o destino e até contra Deus.

f) Senso de Mistério:  Na compreensão do mundo, o romantico deixa a razão em segundo plano.Por isso,está disponível para aceitar as coisas misteriosoas, inexplicáveis, fantásticas, sobrenaturais, elementos que valoriza e incorpora em suas obras.

g) Supervalorização do amor:  O amor é considerado a coisa mais importante da vida e, como tal, constitui o tema mais frequente do Romantismo.A perda do amor leva a três consequencias básicas: a loucura, a morte ou o suicídio.

h) Subjetivismo:  De uma visão universalista do homem ( classicismo) passa-se a uma visão individualista.A realidade é revelada pelo impulso pessoal do artista e não pela imposição dos moldes clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não desrespeite ninguem , não poste nenhum comentario que venha ofender alguem ou até mesmo os administradores do blog...Obrigado , estamos abertos para sugestoes e críticas.